Notícia

Painéis vão informar em tempo real condições de tráfego na RJ 116

07/03/2017

Oito painéis eletrônicos de mensagens começarão, em breve, a informar aos usuários da Rodovia RJ 116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco) as condições de tráfego em tempo real da rodovia. Os equipamentos, com tecnologia de ponta, serão operados pelo Centro de Controle Operacional da Concessionária Rota 116 S/A e estarão aptos a informar aos motoristas qualquer alteração no tráfego da RJ 116.
“Seis painéis já estão em fase de testes e estão colocados no quilômetro 1,4, em Itaboraí e no quilômetro 32,8 e 47,8, no município de Cachoeiras de Macacu. Em Nova Friburgo, a instalação foi feita próximo a entrada para Riograndina e outros dois estão localizados em Bom Jardim, próximo aos quilômetros 102 e 104. Dois outros painéis estão sendo instalados no quilômetro 71, em Nova Friburgo e no quilômetro 137, em Macuco e em breve começarão a fase de testes”, explica Eduardo Junior, diretor administrativo da Rota 116.
Os painéis são mais uma iniciativa da Concessionária Rota 116 S/A para modernizar os serviços ao longo dos 140 quilômetros de concessão. “Ele poderá informar, por exemplo, quando um acidente ocorrer e o trânsito estiver funcionando em meia pista, poupando o motorista do inconveniente de ficar preso no tráfego aguardando a abertura das pistas. Também servirá para campanhas de conscientização sobre dengue, datas alusivas e condições climáticas”, explica Junior.
A instalação física dos painéis está em fase final. Agora eles receberão os equipamentos tecnológicos que farão com que as mensagens sejam modificadas em tempo real direto da sede da Concessionária em Nova Friburgo. Eles também poderão ter mensagens independentes, cada um deles tem uma comunicação exclusiva com a Central da Rota 116, possibilitando que mais de uma mensagem seja exibida, independente de onde o equipamento for instalado. “Com certeza é mais um ganho que o usuário de nossa concessão terá sem nenhum adicional a mais na sua tarifa de pedágio”, conclui Eduardo Junior.