Dicas de Segurança

Fazer o melhor pelos usuários é muito mais do que o nosso papel na prestação de serviços. É parte integrante de nossa obrigação. Mas você também tem que fazer a sua parte. Vale a pena verificar se o carro está em ordem para evitar transtornos e acidentes durante a viagem. Estar em boas condições para dirigir também é importante para garantir uma viagem tranquila. Confira abaixo quais itens devem ser checados para evitar problemas no trânsito e aumentar a segurança de todos.

MANUTENÇÃO

Se os pneus não tiverem sulcos com profundidade acima de 1,6mm, são considerados "carecas". Assim, passam a não dissipar a água com eficiência, causando sério risco de derrapagem em pista molhada. Também lembre-se de calibrá-los (inclusive o estepe) de acordo com as especificações do manual de instruções, ou conforme indicação localizada geralmente atrás da portinhola do bocal do tanque de combustível.

As molas duram, em média, 60 mil quilômetros e não devem ter sinal de desgaste entre os elos. Se tiverem, isso significa que o amortecedor correspondente está gasto. O ideal é testar os amortecedores em um aparelho especial, o "shock tester", mas uma solução caseira é pressionar cada canto do carro para baixo. Se a carroceria balançar mais de duas vezes é sinal que o amortecedor daquele lado está gasto. Nesse caso, eles devem ser substituídos aos pares. Para evitar trepidações e derrapagens indesejáveis, vale a pena balancear as rodas e alinhar a direção.

Pastilhas e lonas de freio que causam ruído acima do normal demonstram sinais de desgaste. Também podem estar riscando os discos ou os tambores de freio. Se for necessário, peça para fazer uma retífica desses componentes. O fluido de freio deve ser trocado a cada dois anos para evitar a formação de bolhas no sistema que prejudiquem as frenagens, principalmente em descidas de serra.

Verifique o nível de óleo de motor e troque-o, se necessário. A água do radiador deve estar misturada com aditivo de boa procedência numa proporção entre 20% e 50%. As correias devem ser lembradas. A do alternador precisa ter uma folga de 2cm no centro, e a do comando de válvulas deve ser trocada no prazo que consta no manual do proprietário. Se ela se romper, há sério risco de empenamento das válvulas do cabeçote. O sistema de ignição também deve ser verificado. As velas devem estar livres de impurezas e com a folga do eletrodo dentro das especificações do fabricante. Cabos de vela devem estar limpos e sem desgastes.

Para evitar o entupimento dos esguichos e para ficar livre da oleosidade que vem da fumaça e do asfalto, misture algumas gotas de detergente neutro na água do reservatório do limpador de para-brisa. Veja também o estado das palhetas e troque-as sempre que for necessário.

Lâmpadas e fusíveis em bom estado também são importantes para viajar com segurança. Faróis e lanternas quebrados devem ser trocados para garantir boa visibilidade à noite, além de uma sinalização eficiente. É sempre bom ter fusíveis e lâmpadas sobressalentes no porta-luvas, para casos de emergência. A Concessionária chama à atenção para a obrigatoriedade de manter os faróis baixos ligados, durante todo o tempo em que o veículo estiver na rodovia, mesmo no período diurno, conforme a Lei Federal nº 13.290, de 23/05/16, evitando cometer uma infração. Esta medida é muito eficiente porque facilita a identificação dos veículos, antes e após as ultrapassagens. Lembre-se do lema: "Veja e seja visto!"

COMPORTAMENTO NA ESTRADA

Ao distribuir a bagagem no porta-malas, os objetos pesados devem ficar embaixo e mais à frente, junto ao banco traseiro. Se usar bagageiro no teto, transporte apenas cargas leves que não ultrapassem 30cm de altura. Jamais obstrua a visão pelo retrovisor interno. Animais devem viajar isolados, ou em gaiolas que os mantenham bem arejados.

A inclinação do encosto do banco jamais deve ser maior que 35º para o cinto não esbarrar no pescoço. Os de três pontos devem passar pela região do tórax e pela linha da cintura, e não pela barriga. Fique atento ao movimento dos outros carros e procure antever o que cada um deles vai fazer. Utilize os retrovisores, e antes de ultrapassar, procure enxergar o movimento que segue à frente pelo para-brisa do carro que estiver ultrapassando. Os carros que estiverem na outra faixa podem frear de repente, ou algum caminhão pode entrar na pista mais rápido do que o previsto.

Boa visão é outra regra fundamental nas estradas. Além de concentrar a atenção nas lanternas de freio dos veículos que vão adiante, procure olhar sempre através dos vidros dos outros carros para ver o que acontece à sua frente. Saia da traseira de caminhões, ônibus ou furgões, que costumam obstruir completamente a visibilidade. Sempre que possível, dirija sua atenção para 500 metros ou um quilômetro adiante para ver o que acontece na pista. Desse modo, além de se precaver de eventuais problemas, você terá tempo suficiente para sinalizar ou reduzir progressivamente a velocidade em uma emergência ou acidente.

Quando trafegar em rodovias mantenha uma distância de mais de 40 metros em relação ao veículo que segue à sua frente. Esse espaço é o que você precisará para imobilizar seu carro numa frenagem de emergência a 80 km/h, sem bater no outro. Rodando a 100 km/h essa distância sobe para mais de 60 metros. E assim progressivamente. Um meio mais prático para aferir a distância correta é manter sempre dois segundos de diferença em relação ao carro da frente.

Evite ultrapassar esses veículos durante as curvas e também nas descidas. Deixe para fazer isso apenas nas subidas. Redobre os cuidados quando for passar um comboio deles num aclive. Para não perder velocidade, eles se lançam na faixa da esquerda subitamente, geralmente sem sinalizar. Nesse caso mostre sua intenção piscando sucessivamente o farol e acionando a buzina, quando for passar por eles.

Ao trafegar à noite por rodovias deve-se ficar atento aos assaltos. Quando precisar parar, faça-o em lugar seguro, como em postos de serviços. Cuidado com pedras arremessadas de viadutos ou passarelas, ou mesmo pedras e tábuas com objetos pontiagudos colocados na pista. Se algum objeto atingir seu para-brisa ou um pneu estourar repentinamente nessas condições, jamais pare o carro. Com certeza, é uma armadilha preparada por assaltantes. Continue rodando (em baixa velocidade) por alguns quilômetros até achar o posto de abastecimento ou de polícia rodoviária mais próximos.

Ao avistar um cachorro no acostamento, reduza a velocidade e sinalize para os carros que vêm atrás, pois é bem provável que cruze à sua frente e você tenha que frear bruscamente. O mesmo procedimento deve ser tomado em relação ao gado e equinos. Nesse caso, passe sempre por trás do animal. Explicação: eles têm reações mais lentas e demoram para mudar de direção. Uma batida contra um cavalo pode destruir um veículo e vitimar fatalmente seus ocupantes.

Dois carros acabam de colidir alguns metros a sua frente. Feridas e tontas, as vítimas ficam dentro do carro, sem reação. Como proceder? Primeira providência: sinalize o local. Acione o pisca-alerta ou coloque galhos e o triângulo de segurança junto à pista, a cerca de 100 metros de distância, para chamar à atenção dos veículos e evitar outros acidentes. Peça para algum motorista acionar - pessoalmente ou pelo celular - a polícia ou a equipe de resgate. Jamais tente remover as vítimas, principalmente se estiverem presas às ferragens. Tentar retirá-las do carro pode agravar ainda mais os ferimentos. Uma costela ou osso rompido pode perfurar algum outro órgão e provocar até a morte da pessoa.