Quem Somos

A Concessionária Rota 116 S/A. foi a vencedora do certame licitatório Concorrência Nacional CN no 001/99, promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro - Poder Concedente, através da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro – DER-RJ, para a “Exploração e Operação do Sistema Viário Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco”, composto pelas rodovias: RJ 104, a partir do Viaduto de Duques, no entroncamento com a BR 101, até o entroncamento com a RJ 116, no km 0,00, numa extensão de 1,70 km; e, RJ 116, entre o km 0,00 e o km 138,76, numa extensão total de 140,40 km.

Em 16 de março de 2001, a Rota 116 assumiu a administração do Contrato de Concessão no 08/2001, dando início a fase dos serviços iniciais de recuperação das rodovias com a realização de obras e melhorias, promovendo o desenvolvimento regional. O prazo total da Concessão é de vinte e cinco anos, contados a partir da Ordem de Serviço expedida em 21/03/2001.

A Rota 116 iniciou a cobrança da Tarifa Básica de Pedágio - TBP a partir da conclusão dos serviços iniciais e da inauguração das praças de pedágio, nos dias: 28/11/2001, Praça de Pedágio P1 – km 1,9, em Itaboraí; 06/02/2002, Praça de Pedágio P2 – km 48,8, em Cachoeiras de Macacu, e da Praça de Pedágio P3 – km 90,3, em Nova Friburgo; e, em 20/04/2002, Praça de Pedágio P4 – km 122,3, em Cordeiro.

As empresas DTP Participações e Empreendimentos S/A. e Oriente Empreendimentos e Participações Ltda., fazem, em partes iguais, da composição acionária da Rota 116, que está confiante no desafio que passou a enfrentar, certa de que seu sucesso é traduzido pela busca constante da excelência na qualidade dos serviços que presta aos seus usuários. A Rota 116 vem interagindo pró-ativamente com os agentes públicos – prefeituras, organizações civis e militares; econômicos – indústria, comércio, turismo; e, com as diversas entidades sociais, em franco cumprimento dos compromissos assumidos com o Poder Concedente.

Desde que iniciou a operação em 2001, a Rota 116 investe em programas de engenharia e de operação de: recuperação da infraestrutura rodoviária – pavimentação, drenagem e sinalização; contenção de encostas; atendimento ao usuário; melhoria da educação de trânsito; promoção de atividades ambientais e socioculturais; e, recuperação ambiental, em toda a extensão do seu trecho rodoviário. A soma desses esforços traduz-se em inúmeros benefícios, proporcionando ao seu cliente/usuário, mais segurança, fluidez, conforto e economia nas viagens.

"A Rota 116 tem como marco institucional o compromentimento com os resultados e visa viabilizar de forma permanente os resultados por meio de um comprometido relacionamento com o usuário e a comunidade, facilitando o deslocamento e agregando valor ao desenvolvimento regional."

A Rota 116 conta atualmente com cerca de 200 funcionários diretos e mais de 700 indiretos. A maioria desses funcionários é selecionada na região de atuação da Concessão. Desta forma, contribui para o desenvolvimento local elevando o nível de emprego, atendendo à satisfação do nosso cliente principal. Tudo isso faz com que o patrimônio humano esteja motivado, satisfeito e orgulhoso de participar do sucesso do nosso Negócio.

A principal característica da Rota 116 é ter uma administração profissional, descentralizada, com autonomia bem definida pelo Conselho de Administração, nos termos de seu Estatuto Social. A Concessionária está estruturada por Diretorias, Gerências, Núcleos e Áreas, o que confere dinamismo e flexibilidade na tomada de decisões com boa comunicação entre todas as áreas funcionais.

A diretoria é composta por:

Um Diretor Superintendente Geral, graduado em engenharia civil, com ênfase na área de engenharia de transportes, há mais de 40 anos, tendo atuado como gerente e diretor técnico nos setores de estudos, projetos e planejamento, coordenando equipes multidisciplinares, em empresas de consultoria de engenharia, por 22 anos e, como gerente e diretor executivo de empresa de construção pesada por 12 anos. Com atuação em concessões de serviços públicos de estacionamento por 4 anos e a seguir, de rodovias por 20 anos, está desde janeiro de 2006 na Rota 116. Responde diretamente ao Conselho de Administração da Companhia, interagindo diretamente com o Poder Concedente, seu representante – DER-RJ e a agência reguladora – AGETRANSP, além dos demais órgãos públicos e privados;

Um Diretor de Engenharia, graduado em engenharia civil, MBA em Gerenciamento de Projetos, pela FGV/RJ, atuando desde setembro de 2013, na área de concessão de rodovias, na Rota 116, no setor de engenharia com experiência na execução de obras de construção pesada, há mais de 15 anos; obras de construção civil; obras civis industriais; construção de estádios de futebol; liderando equipes com mais de 3.000 profissionais;

Um Diretor de Administração, graduado em administração, com MBA em Gerenciamento de Projetos, pela FGV/RJ, atuando desde maio de 2014, na área de concessão de rodovias, na Rota 116, nos setores administrativo e operacional, com experiência anterior, há mais de 10 anos, em gestão administrativa de contratos de obras de construção pesada, liderando equipes com mais de 120 profissionais.